5 de maio de 2015

Bolachas de Limão e Gengibre


A vida tem destas coisas. Há 10 anos atrás estava em casa, desempregada a tentar ajustar-me a um país de língua diferente. Sobrava tempo para o mais importante. Ver a minha bebé crescer bem de perto foi e é um dos maiores privilégios que tive e pelo qual sou imensamente grata. O gosto pela cozinha nunca me abandonou, nem mesmo nos dias em que fui literalmente uma fada do lar. É das coisas que mais prazer me dá, encontrar uma receita, colocar algo de mim e deixá-la ganhar corpo. Hoje, volvido este tempo, encontro-me novamente em casa mas com outra disposição para a vida, acreditando que poderei criar melhor caminho. Há uns tempos a esta parte que ando para fazer bolachas, e como cada vez mais sou adepta do benefício de cada produto que consumo, tento aliar o melhor para o meu bem estar. Hoje fiz bolachas para matar saudades e ela poder levar algo caseiro para a escola.


Bolachas de Limão e Gengibre

120 gr de farinha (usei de trigo), 1 colher de café de fermento, 60 gr de açúcar amarelo, raspa de 1 limão, raspa de gengibre fresco ralado (1 colher de sobremesa) ou  em pó, 80 gr de manteiga amolecida, 1 clara de ovo.

Numa taça misturar os ingredientes secos, o limão e o gengibre. Adicionar a manteiga e unir os ingredientes secos usando as pontas dos dedos até que se forme uma massa granulosa. Juntar a clara e bater apenas até ligar os ingredientes. Formar um rolo com a massa com cerca de 2,5cm de diâmetro. Levar ao frigorífico cerca de 30 minutos. Pré-aquecer o forno a 180º. Preparar um tabuleiro de forno com uma folha de papel vegetal. Retirar a massa do frigorífico e cortar em fatias com cerca de 0,5 cm de espessura. Colocar no tabuleiro espassadas e deixar cozer por cerca de 5 a 7 minutos ou até que estejam ligeiramente duradas. Retirar o tabuleiro do forno e deixar as bolachas arrefecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário