5 de maio de 2015

Hora de Laranja e Canela


Nem sempre fácil gerir emoções nesta fase em que me encontro. Nem sempre alegre, mas nem sempre triste. Creio que faz parte de nós e do nosso avançar nos anos, conseguir ter a destreza de olhar de fora um pensamento que nos consome e nos angustia e se calhar este ser bem mais pesado do que a realidade o é. Redescobrir em mim uma força absoluta contra o que veio é de agradecer, a mim e a quem lida comigo no meu dia a dia, sejam mais ou menos presentes. Tenho buscado conhecer-me melhor. Perdoar erros cometidos. Caminhar em diante com a fé de que serei capaz de alcançar o que me propus. Aprender melhor a não dispersar tanto, a não desligar o som do meu coração nem o que me dita. Pedir ajuda quando necessário. E dar, dar muito de mim aos outros. Só assim faz sentido estar por aqui. Agradecer, sempre. E confiar que a vida resolve-se e que o tempo devolverá o que me é devido, nem mais, nem menos. Hora de semear.

Nos entretantos, mimar esta pequena ideia que me surgiu e que tanto gozo me dá. O meu mote é primar pelo saudável e no meio de experiências e tentativas surgiu-me a ideia de fazer umas bolachas caseiras com ar rústico e que modéstia à parte ficaram saborosas. São simples e saudáveis.

Bolachas de Laranja e Canela

200gr de farinha (usei farinha integral), 1 colher (café) de fermento, 1 colher (sobremesa) de canela, 90 gr de manteiga amolecida s/sal, 85 gr de açúcar (amarelo), raspa de 1 laranja, 1 ovo.

Misturar a farinha com o fermento e canela. Juntar os cubos de manteiga amolecida e esfarelar com os dedos até ficar com a consistência de migalha de pão. Acrescentar o açúcar, a raspa de laranja e o ovo batido previamente. Amassar bem. Deixar cerca de 1 hora a repousar no frigorífico coberto com película. Estender a massa com cerca de 3 mm de diâmetro e cortar com a forma pretendida (no meu caso e talvez pela farinha usada, fiz pequenas bolinhas e depois amassei dando aspecto de pequeno biscoito/bolacha). colocar num tabuleiro sobre papel vegetal. Levar a cozer em forno aquecido a 180º até ficarem douradas. Deixar arrefecer por 2 a 3 minutos no tabuleiro e depois transferir para uma grade até arrefecerem completamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário