5 de maio de 2015

Bulgur


Ainda não tive oportunidade de referir aqui o quanto sou fã de bulgur, mas sou e muito. Gosto de o fazer simples e ir acrescentando o que houver na minha despensa. Ou então fazer estilo risotto e mais tarde acrescentar queijo ralado e folhas de hortelã picada. Uma delícia. É um alimento usado na cozinha mediterrânea e completo cuja facilidade em cozinhar dá imenso prazer dado que é simples. 

E como sou fã de algo prático para o dia a dia e saudável acima de tudo, fiz este bulgur com ervilhas e atum e coentros. 

Numa panela colocar a mesma proporção de bulgur e água (coloquei mais meia chávena) e levar a ferver. Mexe-se um pouco e assim que tiver com o aspecto inchado e quase sem água, desligar o lume e tapar deixando cozer com o calor da panela (como acontece na confecção de arroz). Nesta usei um caldo knorr para massas (traz basillicum que adoro). À parte fiz um refogado com cebola, alho e azeite. Juntei as ervilhas e um pouco de pimenta e deixei cozinhar um pouco. Adicionei o atum e os coentros grosseiramente picados. Após a cozedura do bulgur, acrescentei-o ao refogado anterior, envolvi tudo e coloquei mais um pouco de coentros frescos. Mas após isto se acharem por bem, podem juntar queijo ralado, cebolinho ou hortelã ou o que desejarem. Nada melhor do que se manter criativo na cozinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário