5 de maio de 2015

Granola de Chocolate

 Ando para repetir a experiência da granola caseira há séculos. Ontem foi o dia. embora não tivesse todos os ingrediente secos que desejasse, os que tinha cá por casa fizeram a delícia na mesa. Desta vez aventurei-me pela de chocolate, uma delícia. A mais nova cá de casa não é fã destas coisas ditas mais saudáveis, dar-lhe tempo, dêem-lhe cerelac e é vê-la feliz até à noite, mas insisto no percurso mais saudável, mais amigo do organismo, da mente e da alma, pelo que lá chegaremos.
E começam também a surgir as ideias para oferendas de Natal que acaba sempre por ser um oferta carinhosa, o tempo que despendemos a elaborar uma receita, a embrulhar, a escrevinhar, a colocar tanto de nós e a oferecer a quem nos quer bem. 


Granola

4 copos de aveia (Coloquei 2 de aveia pequena e 2 copos de flocos de centeio)
1 copo de amêndoas moídas
1 copo de sementes de girassol
1 copo de sésamo e chia (misturados)
2 colheres de sopa de óleo de girassol
4 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 copo de pepitas de chocolate (parti metade de uma tablete de chocolate negro)

Pré aquecer o forno a 180º. Num tacho levar ao lume o mel, o óleo e a essência, quando estiverem diluídos, juntar a mistura dos secos e envolver bem todos os ingredientes. Levar ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal e espalhar a mistura. Deixar secar durante 20 a 25 min, convém supervisionar para não ficarem demasiado queimados. Quando arrefecer juntar as pepitas de chocolate. Eu separei metade da mistura e adicionei numa delas frutos secos (que podem ser a gosto de qualquer um). O importante é ser saudável, fácil e delicioso.



Sem comentários:

Enviar um comentário